OS ATRIBUTOS
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OS ATRIBUTOS
ATRIBUTOS
FÍSICOS
• FORÇA - dano, distância do salto, capacidade de carga, atletismo;
• ESTAMINA - defesa de vitalidade e fortitude, recuperação de saúde;
• AGILIDADE - defesa de esquiva, iniciativa, acrobacias;
• DESTREZA - ataques à distância, veículos e ladinagem;
MENTAIS
• COMBATE - ataques corpo-a-corpo, defesa de aparar;
• INTELECTO - expertise, investigação, tratamento, tecnologia;
• PERSPICÁCIA - defesa de vontade, percepção e intuição;
• PRESENÇA - enganação, intimidação e persuasão;
Todos têm certas habilidades básicas: o quão fortes, rápidos, inteligentes e espertos são. Essas habilidades influenciam a maioria das coisas que seu personagem faz. Personagens mais fortes podem levantar pesos maiores, personagens mais ágeis têm melhor equilíbrio, os mais resistentes podem absorver mais danos, e assim por diante.
Força, Destreza, Agilidade e Estamina são atributos físicos enquanto Combate, o Intelecto, a Perspicácia e a Presença são habilidades mentais. Cada capacidade acima da média fornece um bônus em determinadas rolagens; Enquanto as habilidades abaixo da média aplicam uma penalidade.
NÍVEIS DE ATRIBUTOS
Cada atributo tem uma classificação associada a ela, com base em como acima ou abaixo da média é. As habilidades começam no ponto 0, a linha de base média para um ser humano adulto. Eles podem ir tão baixo quanto -5 (verdadeiramente terrível) e até 20, com valores mais altos reservados para seres e forças verdadeiramente cósmicos.
A classificação de atributo é adicionada ou subtraída de, rolagens de dados quando seu personagem faz algo relacionado a esse atributo. Por exemplo, seu grau de Força afeta a quantidade de dano que você faz ao perfurar alguém. Seu nível de intelecto entra em jogo quando faz rolagens com base no Intelecto, e assim por diante. Às vezes, seu ranking é usado para calcular outro valor, como quando você usa sua Agilidade para determinar o quão bom você é em evitar danos com seus reflexos (sua defesa Esquiva).
COMPRANDO NÍVEIS DE ATRIBUTOS
Você escolhe as classificações de atributo do seu herói ao gastar pontos de poder sobre eles. Aumentar um ranking de habilidade por 1 custa 2 Pontos de poder, então colocando dois pontos em Força, por exemplo, aumenta de 0 a 1. Lembre-se de que uma classificação de 0 é média, 2 é razoável ou atributo natural, 3 é excepcional, 4 extraordinário, e assim por diante.
ATRIBUTOS REDUZIDOS
Você também pode diminuir um ou mais atributos de seu personagem, partindo do valor inicial de 0. Cada categoria que você reduz, recebe dois pontos de poder adicionais para gastar em outro lugar. Você não pode diminuir um atributo abaixo de -5, que é em si uma grave deficiência.
Custo de atributo por +1 de nível = 2 pontos de poder.
Ganhe 2 pontos de poder de bônus para -1 de nível de atributo.
DESCRIÇÃO DO RANKING
-5 Completamente inepto ou desativado
-4 Fraco; infantil
-3 Menino mais novo
-2 Criança, idoso, com deficiência
-1 abaixo da média; adolescente
0 Média de adulto
1 acima da média
2 Bem acima da média
3 Dotado
4 Altamente dotado
5 Melhor de uma nação
6 Um dos melhores do mundo
7 Melhor de todos os tempos; Pico da conquista humana
8 Baixo super-humano
10 super-humano moderado
13 super-humano
15 super-humano de elite
20 Cósmico
NÍVEL DE DEFESA
Suas classificações de defesa básicas são iguais às suas classificações em seus atributos associados. Você pode aumentar suas defesas acima dos valores concedidos por sua capacidade gastando pontos de poder: 1 ponto concede uma classificação adicional em uma defesa até a restrição do nível de poder.
Custo de defesa = 1 ponto de poder por 1 nível
INICIATIVA
Quando as coisas começam a acontecer rapidamente, os personagens usam seus bônus de iniciativa para determinar quem é o primeiro. Cada personagem envolvido em um conflito faz uma verificação do modificador de iniciativa d20 +, que é:
Modificador de Iniciativa = Agilidade + Vantagens (Iniciativa Melhorada) + Modificadores de energia
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